Para representar a história evolutiva de um grupo de seres vivos utiliza-se um diagrama ramificado chamado de árvore filogenética, que geralmente coincide com a classificação hierárquica dos grupos, ou seja, os estudos filogenéticos são a história evolutiva dos grupos taxonômicos. Em alguns casos os taxonomistas podem em um mesmo grupo colocar organismos que não sejam intimamente relacionados, e cabe aos sistemáticos que avaliam a condição evolutiva chegar a um consenso de constatação de erro e, então, reclassificar os seres para seguir um padrão evolutivo.
Filogenia na prática:
A filogenia é a principal estrutura para a avaliação de evidência evolutivas O estudo da filogenia de uma espécie fornece aos biólogos uma série de informações utilizadas para as atividades humana:- Comparação entre organismo diferentes Engenharia genética: a descoberta de parentesco entre vegetais, por exemplo, permite manter um reservatório de genes benéfico para a construção de trangênicos, melhorando a cultivação de alimentos.
- Testar hipóteses biogeográficas.
- Inferir informações “extintas”.
- Rastrear evolução de doenças, evitando epidemias
- Casos criminais - Combate ao Bioterrorismo está relacionado a pequenos grupos ou indivíduos que têm como objetivo prejudicar outros indivíduos de uma determinada região ou com uma dada característica, utilizando para isto meios mais simples para disseminação dos agentes biológicos. Um dos casos mais conhecidos é a da bactéria antraz (Bacillus Anthracis). A utilização de árvores filogenéticas permite identificar a linhagem do causador patológico e assim conduzir à fonte de ataques.
Para saber mais :
Bactéria antraz:http://veja.abril.com.br/241001/p_046.html / http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110b007.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário