domingo, 8 de março de 2015

MODIFICAÇÕES ATUAIS - DOMÍNIOS

        Através de novas pesquisas e novas descobertas as ciências vão se modificando e se atualizando; algo que era certo no passado pode não ser mais devido a novas comprovações que os cientistas desenvolveram e que provam a complicação do dito antigo. Assim com a taxonomia e a sistemática não seria diferente.
Até pouco tempo era utilizada a divisão de cinco reinos para classificar os seres vivos, em que os organismos procariontes permaneciam todos no reino Monera. Os outros organismo eram agrupados nos reinos Proctista, Fungi, Plantae e Animalia.
Estes cinco reinos foram estabelecidos a partir das características morfológica e fisiológicas dos seres vivos: Monera  Procariotos; Protista  Eucariotos unicelulares - Protozoários (sem parede celular) e Algas (com parede celular); Fungi  Eucariotos aclorofilados; Plantae  Vegetais; Animalia  Animais.
        
            Foi a partir da década de 70 que os cientistas começaram a estudar os genes de diversos organismo, utilizando novos equipamentos específicos para esta habilidade. Eles comparavam o material genético de vários organismo filogeneticamente separados, buscando novas relações de parentesco e assim tornar as árvores filogenéticas mais específicas ainda acerca do desenvolvimento dos seres vivos.
Carl Woese utilizou uma técnica inovadora que lhe prometeu observar a sequência de nucleotídeos de DNA responsáveis pela síntese de RNA ribossômico. Suas conclusões foram que os procarionte, antes agrupados todos no Reino Morena, não era um grupo coeso de acordo com a evolução e ao agrupar qualquer organismo procarionte seria um grupo parafilético (não natural). Analisaram organismos conhecidos como bactérias e arqueobctérias, e concluíram que estes diferenciavam-se tanto entre si que não poderia estar agrupados no mesmo grupo. Ainda, comparando-os outros seres vivos de diferentes reinos, perceberam que as arqueobctérias, mesmo sendo procariontes, eram mais próximas dos eucariotas do que as bactérias desprovidas de carioteca. 
Assim Woese propôs uma nova classificação dos seres vivos, dividindo o reino parafilético Monera em dois grupos Monofiléticos e incluindo todos os outros reinos em um só grupo. Dessa forma o reino Monera foi extinto e definiu-se uma nova categoria taxonômica -- os três domínios: O Domínio Bacteria contendo um reino, o Reino Eubacteria, o Domínio Archaea contendo um reino, o Reino Archaebacteria, e o Domínio Eukarya contento quatro reinos, Protoctista, Fungi, Animalia e Plantae.





Nenhum comentário:

Postar um comentário