
-A característica 2 é apenas dos grupos dos símios do novo mundo, nenhum outro táxon possui esta característica, e é uma novidade evolutiva para esse grupo, portanto uma Apomorfia.
-A característica 3 e 4 é comum a todos os descendentes, uma característica nova, mas que todos herdarão, assim uma Sinapomorfia.
Atenção: estes conceitos podem variar por característica dependendo dos grupos que estão sendo avaliados, em relação a um táxon a característica pode ser antiga, uma Plesiomorfia, mas em relação a outro pode ser uma Apomorfia. Ou seja, essas denominações podem dependem dos grupos abordados no Cladograma.
Observe que, se considerado o grupo dos vertebrados em relação a outras subfilo*****, o esqueleto é considerado um caráter novo derivado nos ramos que distinguem os vertebrados de outros animais, por isso uma Apomorfia. Mas DENTRO dos vertebrados, seriam uma Plesiomorfia para os grupos como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A partir de características primitivas e derivadas os cientistas são capazes de montar uma árvore filogenética da seguinte maneira:
Selecionados os seres a seres avaliados e uma série de características. Comparando os membros entre si podemos determinar quais características foram derivadas em vários pontos de ramificação da árvore filogenética.
Lembre-se que uma árvore filogenética representa uma hipótese dos cientistas de como ocorreu as relações de evolução entre os seres vivos, e pode-se dizer que a mais correta é a que segue a maioria dos dados conhecidos. Mas por isso mesmo, deve ser modificada quando novas evidências são descobertas.
Fontes:
livros Biologia Amabis e Martho; e Biologia - 8ª Ed. 2010 - Neil Campbell
http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/RESUMO_02_FILO_breve_historico_pedro.pdf
livros Biologia Amabis e Martho; e Biologia - 8ª Ed. 2010 - Neil Campbell
http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/RESUMO_02_FILO_breve_historico_pedro.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário